Notícias
1 Comentário

Tenho “nome sujo”, posso abrir um MEI?

Muitos tem o sonho de empreender, mas para alguns há aquela dúvida que pode impedi-los de levar os projetos adiante: é possível empreender com o “nome sujo”? Posso abrir MEI mesmo tendo essa restrição? A resposta é SIM!

 

Ficou surpreso? Pois saiba que você pode sim começar um negócio mesmo tendo restrições financeiras. O “nome sujo”, que é um termo popular para restrição de crédito, não é um limitador para abrir MEI, mas, por outro lado, você é preciso ponderar se vale a pena abrir a empresa com seu nome em restrição, uma vez que pendências no SPC ou no Serasa podem impedir-lhe de ter acesso a financiamentos e a créditos diversos.

 

Caso sua decisão ainda seja de continuar, listamos a seguir os principais pontos a que deve se atentar para que consiga realizar a abertura sem intervenções:

 

Confira se os dados do seu CPF estão atualizados. Podem existir pendências com algum dado faltante, ou com a informação sobre o nome da mãe no cadastro do CPF. Esse ponto é muito importante, pois qualquer detalhe faltante ou diferente pode atrapalhar. Você pode regularizar a sua situação cadastral no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios.

 

 

  • Título de eleitor:

Se você fez alguma alteração no seu título de eleitor, confira se os dados estão atualizados no sistema. O título pode não estar atrelado ao seu CPF, e nesse caso será necessário procurar os órgãos responsáveis (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) para a regularização do referido número no CPF. É importante também se atentar à pendencias no título como eleições faltantes que não foram justificadas;

 

 

  • Estrangeiros:

Como não possuem título de eleitor, a única forma de abrir MEI é ter feito a declaração de Imposto de Renda, além de visto permanente e CPF;

 

 

  • Idade Mínima:

Para abrir um MEI é preciso ter 18 anos, ou no mínimo 16 anos com emancipação;

 

 

  • Sociedades em outras empresas:

Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.

 

 

Costumamos declarar o “nome sujo” como culpado por diversas restrições, quando muitas vezes o “vilão” é apenas a falta de atenção para/com alguns detalhes que fazem toda a diferença. Dependendo da situação, podem ocorrer falhas de sistema ou instabilidade de algum órgão. Nesse caso é preciso esperar depois da negativa e tentar novamente.

Você pode gostar também

Categorias

Notícias
, ,

Posts Relacionados

1 Comentário. Deixe novo

whoah this weblog is fantastic i really like reading
your posts. Stay up the good work! You understand, many persons are searching
around for this info, you can help them greatly.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado