Notícias
Nenhum comentário

Você sabe o que é Contabilidade Digital?

Ultimamente muito se ouve falar em Contabilidade Digital, principalmente quando se está envolvido nesse meio, seja como contador ou cliente. Mas certamente em algum momento você parou para se perguntar sobre o que exatamente seria uma Contabilidade Digital. E se pensou que ela se limitava apenas ao contador que atende seu cliente via internet, esse artigo vai te mostrar que vai muito além disso: a expressão remete ao futuro da atividade contábil.

Mas afinal, o que é Contabilidade Digital?

Se não estamos falando de um escritório virtual, então, o que é contabilidade digital? A melhor forma de entender o conceito é enxergando a internet como um meio para a realização de tarefas contábeis. Sua proposta consiste em utilizar as ferramentas online para tornar a atividade mais produtiva e eficiente. É verdade que, atualmente, muitas atividades profissionais foram descaracterizadas devido ao avanço da tecnologia. Mas com a contabilidade é bem diferente. Essa é uma das áreas do conhecimento cuja substituição de homens por máquinas ainda de revela impossível. Para dizer de forma clara: o contador que se posicionar como um consultor ainda é peça insubstituível – e assim permanecerá.

 

Como estamos nos preparando para a Contabilidade Digital?

Acabamos de ver que a contabilidade digital usa a internet para aperfeiçoar a oferta de serviços contábeis. Mas de que forma isso acontece em nossa empresa? Quais são as tarefas que podem ser realizadas com ganhos a partir do meio online? Foi pensando nesse meio digital e, principalmente no conforto de nossos clientes, que adotamos o Sistema Domínio. Ele nos oferece:

 

 

Obrigações Acessórias

O papel morreu – e se a morte ainda não é oficial, falta pouco para isso. E as declarações, guias e toda a extensa lista de obrigações acessórias das empresas? Cada vez mais, todas as demandas serão realizadas via online, através dos módulos Contabilidade, Folha e Escrita Fiscal.

 

 

Integração

Falando de integração, é importante lembrar dos módulos Busca NF-e e Box-e, que permitem importar notas fiscais eletrônicas direto da Receita Federal e Armazena-las pelo prazo legal necessário, respectivamente.

 

 

Suporte ao Cliente

A evolução nos meios de atendimento ao cliente são talvez a marca principal da revolução tecnológica proporcionada pela contabilidade digital. Muito mais preciso do que fazer uma ligação ou enviar um e-mail é acessar o nosso Módulo Domínio Atendimento, um eficiente canal de comunicação entre nós e nossos clientes. Através dele podemos receber informações do cadastro de empregados e enviar para o eSocial em poucos segundos, o Protocolo Digital nos confirma as solicitações recebidas pelos clientes, tal como guias de pagamentos e demais documentos, Controle de CND e Solicitação de Serviços que mantém um histórico de todas as solicitações feitas anteriormente.

 

Contabilidade Online X Contabilidade Digital

Atenção: Contabilidade Online NÃO é a mesma coisa que Contabilidade Digital: São modelos de negócio completamente diferentes!

 

A contabilidade online automatiza e entrega o que promete de forma rápida. Mas sua atuação é limitada. Ela se restringe à escrituração e demonstração e automatiza a entrega desses produtos – nada além disso. Ou seja, a contabilidade online se limita apenas a entregar o necessário para o cliente cumprir com suas obrigações legais. O profissional que antes precisava passar horas coletando e organizando informações agora transfere essa responsabilidade para a tecnologia. Assim, podemos dizer que o “produto” da contabilidade online é a automação e a velocidade com que realiza os processos. Com ela, fica a cargo do cliente buscar soluções para seu negócio a partir das informações que a contabilidade online fornece. Porém, ele nem sempre possui o conhecimento necessário e, muitas vezes, precisa se especializar sozinho.

 

Mais recente, a contabilidade digital agrega um pouco da online. Afinal, a automação de processos é importantíssima e torna a empresa mais eficiente. A proposta dela é utilizar a tecnologia para automatizar, assim como a online, a escrituração e demonstração, mas não acaba aí. Como o contador não precisa executar essa tarefa, repetitiva e demorada, ele pode fazer o que realmente é seu propósito. Ou seja, buscar formas para o cliente melhorar seu negócio, tornando-o mais eficiente e lucrativo. Na contabilidade digital, a atuação do profissional é mais importante do que a automatização. Podemos dizer, então, que seu “produto” é a consultoria: ouvir o cliente, conversar com ele e sentir seus anseios e necessidades. A contabilidade digital é muito mais personalizada, e esse é seu grande diferencial. O contador também deve pensar em como usar os dados fornecidos pela automação para melhorar a empresa do cliente de maneira personalizada. Outras atividades da contabilidade digital são a educação e integração de sistemas.

 

 

 

Você pode gostar também

Categorias

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado